Entrevista com a responsável pelo RPG Vampiro: A mascara no Brasil, Maria do Carmo da Devir Editora!

Alô, alô Marcianos, ou melhor, Malkavians, ou seja la qual for seu clã, no ano passado eu fiz uma pontinha la no Portal Redevamp (que pode ser acessado aqui) entrevistando a Maria do Carmo , responsável pelo livro Vampiro:a Máscara no Brasil, bem a entrevista foi o máximo ams esqueci de compartilhar com vocês, e cá estou, coloco a seguir o trecho retirado do portal redevamp e redigido pelo excelentissimo Lord A. Enjoy. 😀

Audaciósamente a redação do portal REDE VAMP foi até onde outras publicações do gênero jamais foram antes – entrevistamos a Maria do Carmo (da Editora Devir) responsável atualmente pelas edições e publicações traduzidas para o português da série World of Darkness no Brasil – que inclui a célebre franquia Vampiro A Máscara e seu “spin off” Vampiro Requiem. Para esta missão convocamos o Max Cândido, editor do site RPPARTY especializado nos jogos de Rolpe Playing Game, que gravou a entrevista dividida em duas partes que compartilhamos hoje com vocês.


vampiroamascaraMas aí alguns leitores e leitoras perguntam o que é RPG? o que é Role Playng Game? E qual a importância de “Vampiro A Máscara” ou desse “Vampiro Requiem” na Subcultura Vamp? Nós do Rede Vamp respondemos: Embora ele não seja ligado de nenhuma forma a Subcultura VAMP, o jogo surge na década de noventa, quando nossa cena já vinha desde o começo dos anos 70 – durante a década de noventa este jogo encantou e andou muito próximo da Subcultura Vamp e da  Subcultura Gótica acontecendo até mesmo durante seus eventos – influenciando de diversas formas os acontecimentos e o ethos de ambos os grupos sociais… Lá no começo da década de noventa este jogo de representação de papéis, bem como sua versão live action (onde as pessoas interpretavam seus personagens num tipo de teatro de improviso) criava uma colcha de retalhos divertídissima com inspirações e influências do universo de Anne Rice, seriados como Forever Knight(Maldição Eterna no Brasil), Dracula de Bram Stocker e muitas outras produções dentro de um rentável e vasto universo ficcional – que até hoje o jargão e modelo influência muitos escritores brasileiros de histórias de vampiros…havendo até um certo humor de como eles irão re-escrever tal jogo em suas obras… Enfim, no transcorrer desta matéria quem não conhece o tema, conhecerá um pouco mais do seu criativo universo ficcional.

Os números de apreciadores e jogadores de Vampiro A Máscara eram impressionantes e com isso ele criou uma “proto-rede-social” de pessoas que apreciavam a temática em diversas cidades que jogavam e compartilhavam suas aventuras através da troca de correspondências e de e-mails quando internet ainda era algo…discado e pouco acessível…através das américas e da europa, numa grande história conjunta. No Brasil o maior expoente e organizador destes jogos foi o escritor e pesquisador Marcelo Del Debbio que inclusive representou o Brasil e seus jogadores internacionalmente no projeto One World By Night. Ao longo desta entrevista, a editora Maria do Carmo e o entrevistador Max oferecem uma generosa e rica gama de informações sobre o universo ficcional de Vampiro A Máscara, sobre o que é o RPG em sí, os pontos estimulantes que desenvolvem a criatividade e a imaginação dos participantes – bem como das polêmicas e errôneas associações que foram tecídas pela mídia brasileira sobre o tema – entre eles associar o RPG com prática de crimes hediondos, os quais nunca tiveram nenhum tipo de relação com o Jogo ou seus Jogadores (sobre esta questão sugerimos a leitura deste artigo).Enfim, Bon Apetit!É um bate-papo bem legal e uma das raras oportunidades de podemos conhecer um pouco mais deste universo ficcional!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s